Quando iniciar os cuidados com a alimentação?

on

A alimentação completa e equilibrada possui um papel fundamental na manutenção da saúde e qualidade de vida das pessoas, a partir do momento em que oferece todos os nutrientes necessarios para desempenhar todas as funções vitais e atividades do dia a dia de maneira adequada. Mas quando os cuidados com a alimentação devem ter inicio?

Pesquisa recente aborda o fato de que a alimentação deve ser feita de forma correta, como pode ser abordado no estudo que observa se diferentes graus de hiperglicemia durante a gestação determinam diferentes frequências de obesidade e suas comorbidades na adolescência dos filhos. O trabalho conclui que as mães com diabetes melito gestacional, apresentando glicemia de jejum e glicemia diária elevadas, têm filhos com maior peso de nascimento e maior frequência de sobrepeso na adolescência. Esses filhos precisam ser acompanhados desde a infância.

Associado a esse risco, outra pesquisa visou estabelecer a prevalência de sobrepeso, obesidade, elevada pressão sanguínea e altos niveis de glicose e triglicerides em um grupo de crianças em idade escolar. Os resultados demonstraram que assim como demais grupos de escolares, as criancas nessa faixa etária possuem o peso e demais marcadores elevados, havendo elevados riscos metabólicos para o desenvolvimento de doenças nessa faixa etária.

Sendo assim, de acordo com os dados das pesquisas, os problemas e riscos relacionados a alimentação podem ter início desde a gestação, sendo que os escolares já possuem alta prevalência de riscos para o desenvolvimento de doenças graves. A partir desse fato, pode-se verificar que as intervenções nutricionais devem ser feitas desde a gestação, orientando as mães para um consumo alimentar adequado, minimizando assim o risco de desenvolver doenças futuras.

Fontes:

Del-Rio-Navarro BE; Velazquez-Monroy O; Lara-Esqueda A; Violante-Ortiz R; Fanghanel G; Perez-Sanchez L; Berber A. Obesity and metabolic risks in children. Arch Med Res; 39(2): 215-21, 2008 Feb.

Buzinaro, Elizabeth Fernandes; Berchieri, Carolina Bragiola; Haddad, Adriana Lúcia Mendes; Padovani, Carlos Roberto; Pimenta, Walkyria de Paula. Sobrepeso na adolescência de filhos de mães que tiveram distúrbios glicêmicos na gestação/ Overweight in adolescent offspring of women with hyperglycemia during pregnancy Arq Bras Endocrinol Metabol; 52(1): 85-92, fev. 2008.

Nutrição e Pediatria – 19/05/2009

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s