Histórico da Arca do Sabor

A Arca do Sabor é um projeto que surgiu em 2008, quando a Engenheira Agrônoma e Tecnóloga em Gastronomia, Alessandra Brant, percebeu a necessidade de criar vínculos entre o que é produzido no campo e o que é produzido na cozinha. Após muitas pesquisas, conheceu o Movimento Slow Food (www.slowfoodbrasil.com). Acrescentou valores à Arca do Sabor como: respeito e valorização da cultura local, sustentabilidade, comércio justo – valorização do homem do campo, ecogastronomia. E trabalhando como voluntária do Movimento, aprendeu sobre Educação do Gosto. Em 2009 entrou no Mestrado em Nutrição Humana na UnB com a idéia de agregar valores nutricionais à Arca do Sabor.

Desde então foram muitas Oficinas para crianças, em Shoppings e em casas especializadas em cursos de gastronomia. O objetivo, além das técnicas de gastronomia, é ensinar às crianças a origem dos alimentos, os sabores, texturas, cores… A diversidade… As múltiplas culturas envolvidas em um único prato…

Em 2010 foi concretizado o Espaço Arca do Sabor. E, na plenitude da sua concepção, foram dadas oficinas em forma de Colônia de Férias – em julho/2010.

Desde então, foram oferecidas oficinas semanais, ministradas nos finais de semana. E com muitos resultados: as crianças estimuladas a se alimentar melhor e pais satisfeitos com o desempenho da “criançada” na cozinha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s