Lugar de criança é na cozinha? BBC Brasil

Achei este texto interessante e repasso!
Boa leitura!
Beijo,
Chef Ale

Lugar de criança é na cozinha?

Babeth Bettencourt | 2010-08-19, 11:51

Aqui na Grã-Bretanha se discute muito a capacidade de cada um de cozinhar. Com prateleiras e prateleiras de refeições prontas disponíveis nos supermercados, fala-se muito que a arte da cozinha está sendo esquecida, e que uma nova geração de britânicos não só não sabe cozinhar, como também não sabe de onde vem a comida.

As crianças, menos ainda. As escolas daqui têm aula de economia doméstica, que ensina princípios básicos de culinária, como ir às compras etc.

Ainda assim, alguns anos atrás o chef Jamie Oliver chocou a nação ao mostrar que muitas crianças em escolas primárias não sabiam de onde vinha o leite, ou o que era um alho poró.

Nesta semana, na BBC, uma colunista lembra a importância de cozinhar com as crianças e ensiná-las a se virar na cozinha.

A coluna cita ainda a economista doméstica Lesley Ball, que fala da importância em ensinar crianças a cozinhar, não apenas para que elas aprendam de onde vêm os alimentos e como eles se transformam, mas também porque as receitas e o medir e pesar dos ingredientes ajudam na matemática e na leitura.

colher.jpgCozinhar também ajuda na capacidade de concentração e é uma ótima atividade para as crianças em um dia chuvoso, além de elas aprenderem sobre o valor do próprio trabalho e terem o prazer de comer algo preparado por elas mesmas – o que ajuda a aumentar a auto-confiança.

Eu, pessoalmente, comecei a cozinhar ainda criança, atrás da minha mãe, avós e cozinheiras, e nunca mais parei. Comecei com biscoitos amanteigados – bem fáceis e parecem massa de modelar – seguindo por pavês, macarrão, molhos de macarrão etc.

Pelo sim, pelo não, já ponho meu filho de três anos para ajudar a lavar legumes, bater ovos… e ele adora.

Claro, depois a gente tem que lidar com a bagunça na cozinha. Mas segundo os especialistas, esta é mais do que compensada pelos benefícios.

Aqui fica então, como sugestão, uma receita de cookies bem fáceis e gostosos, passada pela minha mãe (com quem ainda cozinho, sempre que tenho a oportunidade) que faz esses biscoitos com os netos.

1/2 xic manteiga (100g)
1/2 xic. açucar branco
1/2 xic. açucar mascavo
Misturar até formar um creme e acrescentar:
1 ovo
1 e 1/2 xic. de farinha de trigo
1/2 clh (sopa) de bicarbonato (uso fermento, um pouco menos, e dá no mesmo)
200g de chocolate meio amargo em barra picado ou pedacinhos de nozes, castanhas, frutas secas, etc… colocar em tabuleiro untado, a colheradas, e assar em forno a 180 graus…

 

 

Ficam prontos em 15, 20 minutos, são gostosos e tem várias coisas para as crianças fazerem: desde medir os ingredientes até misturar e picar e o chocolate… depois, tem a graça de comer o biscoito quentinho, saído do forno, que bate qualquer pacote comprado no supermercado…  

E você, cozinhava quando criança? E gosta de cozinhar com elas?

fonte:http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/amesa/2010/08/lugar-de-crianca-e-na-cozinha.html

4 comentários Adicione o seu

  1. Dio disse:

    Fantástica a reportagem
    Os biscoitos foram um sucesso!!!!

    1. Arca do Sabor disse:

      Obrigada!!! Um beijo, Chef Ale

  2. Tatiana Tay disse:

    Adorei a matéria…principalmente por ter escolhido meu tema de TCC relacionado a gastronomia infantil e a importância da escolha dos alimentos durante essa fase…parabéns!

    1. Arca do Sabor disse:

      Tatiana, fico muito feliz com seu interesse. Parabéns pelo tema de TCC.
      Conte comigo!
      Um beijo,
      Chef Ale

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s